Foto by Rafael Fernandes
Desenvolver
a AGILIDADE MENTAL e PRONTIDÃO, pois
o ator deve pensar e agir rapidamente, associar várias informações, técnicas e
emocionais, e estar sempre preparado, com recursos técnicos e artísticos,
disponíveis em seu repertório pessoal, para o hábil desenvolvimento de um
espetáculo.
A
SEGURANÇA EM CENA começa com os pés que
devem ser firmes no chão, suaves ou tensos, de acordo com a intenção da cena e
personagem. Uma base consolidada e a certeza do que se está fazendo, eliminam a
ansiedade e favorecem o trabalho do ator.
O sentimento se constrói também pela RESPIRAÇÃO. O percurso interno do ar, de acordo com diferentes combinações de contrações ou relaxamentos, expressam os diversos caminhos do sentimento humano.
O sentimento se constrói também pela RESPIRAÇÃO. O percurso interno do ar, de acordo com diferentes combinações de contrações ou relaxamentos, expressam os diversos caminhos do sentimento humano.
Os
CÓDIGOS CORPORAIS foram estudados
partindo do princípio que o ser humano em mais horas do dia pode EXPRESSAR EMOÇÕES ATRAVÉS DO CORPO,
usando a voz em uma parte menor de seu dia. Levando isso para o palco, onde o
ator é observado por inteiro, estuda-se a simbologia corporal, buscando formas
que expressem sentimentos e estimulem as emoções através destes moldes do
corpo. Uma vez aflorada a emoção, dentro desses códigos, quando usada a voz ela
sai na ENTONAÇÃO CORRETA A PARTIR DOS
IMPULSOS CORPORAIS.
O
aprendizado da interpretação forma atores. O
ATOR EM CONTÍNUO ESTUDO E INVESTIGAÇÃO, o mantém “ator” e o faz ser
diferencial na profissão. O ator que sabe interpretar, e SER DIRIGIDO, ou seja, o verdadeiro cumpridor de sua profissão pode
transitar por qualquer veículo, afastando o mito que ator de teatro não sabe
trabalhar em cinema ou televisão.
Trabalhar
o ator fora de sua zona de conforto, sempre com o distanciamento do obvio e
propondo o estudo e o entendimento dos arquétipos, é fundamental na ELIMINAÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS, assim
como, pesquisa de campo na construção de personagens e observação da vida real.
Dessa forma atinge-se a criação verdadeira, colaborando com a evolução do
espetáculo.
A
LIMPEZA CÊNICA consiste em eliminar
gestos e hábitos cotidianos, levando para cena apenas o necessário.
Desenvolvida através de exercícios, ajuda o ator a eliminar os vícios de
interpretação.
Pensar
ao contrário na concepção do espetáculo, ou seja, o PUBLICO EM PRIMEIRO LUGAR, torna o ator consciente de sua função
cultural. O que levar? Qual a mensagem? Por que esta história tem que ser
contada neste corrente ano? São algumas perguntas repassadas para os atores,
influenciando-os nos seus estudos, buscando objetividade e sintonia no
espetáculo.
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