Os 11 Principais Tópicos do Método do Diretor Carlos Marroco (O teatro Consciente)


Foto by Rafael Fernandes


Desenvolver a AGILIDADE MENTAL e PRONTIDÃO, pois o ator deve pensar e agir rapidamente, associar várias informações, técnicas e emocionais, e estar sempre preparado, com recursos técnicos e artísticos, disponíveis em seu repertório pessoal, para o hábil desenvolvimento de um espetáculo.

A SEGURANÇA EM CENA começa com os pés que devem ser firmes no chão, suaves ou tensos, de acordo com a intenção da cena e personagem. Uma base consolidada e a certeza do que se está fazendo, eliminam a ansiedade e favorecem o trabalho do ator.

O sentimento se constrói também pela RESPIRAÇÃO. O percurso interno do ar, de acordo com diferentes combinações de contrações ou relaxamentos, expressam os diversos caminhos do sentimento humano.

Os CÓDIGOS CORPORAIS foram estudados partindo do princípio que o ser humano em mais horas do dia pode EXPRESSAR EMOÇÕES ATRAVÉS DO CORPO, usando a voz em uma parte menor de seu dia. Levando isso para o palco, onde o ator é observado por inteiro, estuda-se a simbologia corporal, buscando formas que expressem sentimentos e estimulem as emoções através destes moldes do corpo. Uma vez aflorada a emoção, dentro desses códigos, quando usada a voz ela sai na ENTONAÇÃO CORRETA A PARTIR DOS IMPULSOS CORPORAIS.

O aprendizado da interpretação forma atores. O ATOR EM CONTÍNUO ESTUDO E INVESTIGAÇÃO, o mantém “ator” e o faz ser diferencial na profissão. O ator que sabe interpretar, e SER DIRIGIDO, ou seja, o verdadeiro cumpridor de sua profissão pode transitar por qualquer veículo, afastando o mito que ator de teatro não sabe trabalhar em cinema ou televisão.

Trabalhar o ator fora de sua zona de conforto, sempre com o distanciamento do obvio e propondo o estudo e o entendimento dos arquétipos, é fundamental na ELIMINAÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS, assim como, pesquisa de campo na construção de personagens e observação da vida real. Dessa forma atinge-se a criação verdadeira, colaborando com a evolução do espetáculo.

A LIMPEZA CÊNICA consiste em eliminar gestos e hábitos cotidianos, levando para cena apenas o necessário. Desenvolvida através de exercícios, ajuda o ator a eliminar os vícios de interpretação.


Pensar ao contrário na concepção do espetáculo, ou seja, o PUBLICO EM PRIMEIRO LUGAR, torna o ator consciente de sua função cultural. O que levar? Qual a mensagem? Por que esta história tem que ser contada neste corrente ano? São algumas perguntas repassadas para os atores, influenciando-os nos seus estudos, buscando objetividade e sintonia no espetáculo.